E DANIEL ASSENTOU EM SEU CORAÇÃO NÃO SE CONTAMINAR COM O MANJAR DO REI!

E DANIEL ASSENTOU EM SEU CORAÇÃO NÃO SE CONTAMINAR COM O MANJAR DO REI!

1 – Querida Igreja, por muito tempo, Deus advertiu o povo de Israel que, se continuasse a viver em pecado, seriam retirados de sua terra e levados como escravos em cativeiro. O povo não deu ouvidos à voz do Senhor e como o nosso Deus é um Deus zeloso e terrível que guarda e cumpre a sua palavra, assim fez, mandando seu povo para a Babilônia. E, no meio daquele povo, estavam o jovem Daniel e seus companheiros: Hananias, Misael e Azarias. Agora, longe de sua terra, suas famílias, seu templo, sua lei, ele se depara com situações difíceis, porém não perdeu sua fé no Senhor!

 2 – Daniel podia ter se desesperado, afinal, havia perdido tudo o quanto amava, mas ao invés de desistir, se conformar ou se desesperar, esse jovem corajoso manteve firme a sua fé em Deus, pois sabia que, apesar das circunstâncias, Deus era soberano e realizava seu plano na vida de quem quer que fosse. Daniel e seus três amigos são exemplos de dedicação e comprometimento. Decidiram servir a Deus sem se importar com as consequências.

 3 – Obedecer a Deus deve ser o maior propósito de nossa vida. Quando obedecemos, nosso coração é preenchido por sua paz, mesmo quando as circunstâncias são contrárias. Nossa fidelidade deve ser tão somente ao Senhor! Por isso, quando foi determinado aquilo que Daniel deveria comer ou beber, ele propôs no seu coração não se contaminar com o manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia! Daniel é um grande exemplo de coragem para todos nós. Ele não desanimou sob as pressões de uma sociedade sem Deus porque tinha um propósito claro na vida:

 Todos: Obedecer ao Senhor!

 4 – E porque Daniel foi fiel ao Senhor, Deus lhe encheu de conhecimento e sabedoria mais do que todos os sábios de Babilônia e entendimento em toda visão e sonhos. E quando chegou o tempo de Deus lhe exaltar, fez com que o rei sonhasse um sonho e o esquecesse e pedisse aos seus adivinhos tanto o sonho quanto a interpretação. E só a Daniel foi dada essa visão, porque o nosso Deus revela o profundo e o escondido, mas somente aos que não se contaminam com os manjares do rei!

 5 – Durante setenta anos, Daniel serviu em uma terra estrangeira e hostil a Deus, mas isto não comprometeu a sua fé. Daniel foi sincero, persistente na oração e não estava interessado em glória pessoal, nem trocou os dons Deus por dinheiro ou posição. Quando foi chamado para interpretar a escritura na parede, o rei lhe ofereceu presentes e ainda posição no reino, mas Daniel se manteve fiel ao Senhor e quando se cumpriu o que Deus havia escrito, Deus mesmo lhe colocou com um dos presidentes no reino de Dario.

Todos: Porque o nosso Deus dá, toma, exalta, humilha, abate e honra. Na sua mão está o engrandecer e o dar força a tudo!

 6 – Deus foi fiel na vida de Daniel. Ele o livrou da prisão, da cova dos leões e dos inimigos que o odiavam. Deus cuida do seu povo e lida pacientemente com Ele. Podemos confiar em Deus para estar conosco em qualquer provação. Por ser Deus fiel para conosco, devemos permanecer fieis a Ele. E mesmo que estejamos em terra estranha, mesmo se nos lançarem na fornalha de fogo, mesmo se nos jogarem na cova dos leões, Deus, o nosso Deus, estará conosco e nos livrará! Por isso, não devemos deixar de orar, nem de servir ao Senhor em qualquer circunstância, assim como Daniel!

Todos: E assim como Daniel decidiu não se contaminar, não também não vamos nos contaminar com os manjares do rei, mas vamos nos manter fieis em todo tempo e quando a trombeta tocar, subiremos cantando o hino da vitória a encontrar o nosso Senhor na Jerusalém Celestial!

Baseado em textos da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, para a União de Adolescentes em Boa Ideia

2 Responses to E DANIEL ASSENTOU EM SEU CORAÇÃO NÃO SE CONTAMINAR COM O MANJAR DO REI!

  1. Ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo do Egito com mão poderosa e que fizeste para ti um nome que permanece até hoje, nós temos pecado e somos culpados.

  2. gostei muito da msg.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>