MESTRE, ONDE FORES, EU TE SEGUIREI.

 

Dirigente – Amados adolescentes, eis que chegou o grande dia. Vocês imaginaram, ansiaram e o dia da escolha chegou. Hoje irão escolher o caminho a seguir. Essa é uma decisão importante, uma escolha quase sem volta. E agora eu quero apenas deixar um conselho para vocês. Ouçam a voz do Senhor que diz: Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente! Ouçam bem as propostas, analisem de acordo com a Palavra de Deus e decidam que caminho querem seguir!

 

Fama – Oh, mas com certeza eles escolherão me seguir, não é, meninos?

 

1, 2, 3 – E a que caminho nos levarás?

 

Fama – Um caminho irresistível. Meu convite é irrecusável! Eu tenho o caminho para as melhores mesas, as melhores festas, os melhores jornais e revistas do mundo. Eu lhes mostro hoje o caminho para a Fama! Vocês com certeza já ouviram falar de muitas pessoas que escolheram me seguir: artistas, modelos, jogadores, políticos, cientistas, cantores etc. Não existe outro caminho onde vocês se sentirão amados, serão aplaudidos, respeitados, bajulados e até mesmo... Invejados! As pessoas viajarão quilômetros para verem vocês, estarão entre os ricos e terão direito a muitas e muitas coisas. Vocês vêm comigo ou não?

 

1, 2, 3 – Nós não poderemos te seguir.

 

Fama – Como não? Que caminho escolherão melhor do que o meu?

 

1 – Não podemos ir, porque a história nos mostra que a Fama é infiel e passageira. Todos que resolveram te seguir, alcançaram por um tempo seu objetivo e depois caíram no esquecimento. De que adiantou toda fama Elvis Presley se ele morreu sozinho, drogado e afogado numa piscina? Sem falar no famosíssimo John Lennon que morreu assassinado por um de seus próprios fãs! Além do mais, ladrões e assassinos também fazem fama! Não queremos nos juntar a esse grupo.

 

2 – Não, não iremos contigo, pois a Palavra de Deus nos diz ainda que os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, nada obstante, serão destruídos para sempre; O nome que poderás nos dar por alguns instantes aqui na Terra, de nada nos valerá para entrarmos no céu! Nada nos adiantará sermos abraçados pelo mundo inteiro e sermos rejeitados no dia do Senhor!

 

3 – Além do mais, a Bíblia também nos diz que os humilhados serão exaltados, mas os exaltados serão humilhados! É melhor que o nome do Senhor apareça e que nos diminuamos. E mesmo que nos leves às melhores festas na terra, não poderás nos levar às Bodas do Cordeiro; mesmo que nos leves às melhores mesas da terra, não nos levarás à mesa celestial, junto com a igreja. E o nome que nos darás aqui na terra, não se pode comparar ao novo nome que o nosso Deus tem reservado para nós. Não, não iremos contigo!

 

Dinheiro – É bom mesmo que tenham rejeitado a proposta da Fama. De que adianta ser famoso e pobre? Tanta gente já teve seu momento de fama e depois caiu no esquecimento... De que adianta ser famoso, mas não ser poderoso? Nada! Eu tenho um caminho muito melhor para vocês!

 

4, 5, 6 – E que caminho é este?

 

Dinheiro – Ora, que caminho é este? Eles perguntam que caminho é este... O caminho do Dinheiro é claro! A mola que move o mundo! O Dinheiro é o responsável pelo progresso do mundo. Com o dinheiro podereis comprar casas, carros, iates, fazenda, indústrias e até mesmo pessoas e países inteiros. O dinheiro muda o destino das pessoas, faz aquele que o possui ser temido, respeitado e, além de tudo, poderoso. Com o dinheiro vocês estarão acima da justiça e da lei, pois o dinheiro faz emudecer qualquer testemunha. Comprar, muitas vezes, mentiras por verdades. Quem tem dinheiro compra até mesmo os que seguem o caminho da Fama. Venham, comigo!

 

4 – E poderá o dinheiro nos levar a Deus?

 

Dinheiro – Ora, mas quem tem dinheiro não precisa de Deus! O dinheiro é o seu próprio Deus pronto a fazer aquilo que quiser.

 

5, 6 – Então não iremos contigo!

 

Dinheiro – Não irão comigo? Estais loucos? O caminho do dinheiro é o melhor que há!

 

4 – E de quê nos adiantará o teu dinheiro quando estivermos diante do Justo Juiz, que não toma o culpado por inocente? O dinheiro pode comprar qualquer coisa aqui na terra, mas nunca poderá comprar o juízo e muito menos a misericórdia de Deus! Além disso, no céu não precisaremos de dinheiro, pois lá as ruas são calçadas de ouro e cristais. As portas são de pérolas e os muros de jaspe. Poderá o teu dinheiro comprar os fundamentos de pedras preciosas da cidade que esperamos alcançar? Queremos ajuntar tesouros no céu onde a traça e a ferrugem não consomem, e onde os ladrões não minam e roubam.

 

5 – Não, não queremos o teu dinheiro! Ele não nos garante paz, pois doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Teu dinheiro não nos garante nem mesmo satisfação, pois a Bíblia no revela que o que amar o dinheiro nunca se fartará dele; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; se te seguirmos, não seremos donos do dinheiro e, sim, seus escravos! Além disso, o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males!

 

6 – Vai-te embora seduzir a outros, pois sabemos que tudo que podes nos dar fica aqui mesmo na terra, nada poderemos para a eternidade. De que adianta ao homem ter jóias, carros, casas, bens se como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e do seu trabalho nada poderá levar consigo. Não estamos interessados em coisas passageiras, pois a eternidade é muito longa para ser vivida no inferno e lá, não há água que o teu dinheiro (se pudesse entrar lá) possa comprar. Todos os que te seguirem passarão com a erva do campo e serão esquecidos, mas aquele que faz a vontade de Deus permanecerá para sempre!

 

Prazer – Eu acho bom que tenham rejeitado as propostas deles dois. Entendam, vocês são muito jovens para terem Fama e vão demorar muito para ganhar Dinheiro. Mas o caminho que eu tenho a oferecer... Ah... Vocês nem imaginam quanto pode ser bom! Eu sirvo a crianças, adultos, mas, principalmente, aos jovens.

 

Todos – E que caminho é esse?

 

Prazer – O caminho dos prazeres. Ah... Se vocês me seguirem poderão não chegar às festas luxuosas da fama ou aos cruzeiros do dinheiro, mas quem precisa deles? Garanto que onde vocês forem terão muito, muito prazer! Tudo que estiver ao meu alcance farei para satisfazê-los: festas, amigos, bebida, comida, drogas, sexo, enfim, tudo que seja prazer estará à disposição de vocês e, garanto, não se arrependerão!

 

1, 2, 3 – E depois da morte, ainda teremos prazer?

 

Prazer – Pra quê se preocupar com “depois da morte”? Depois da morte acabou tudo. O negócio é: Comamos e bebamos porque amanhã morreremos! E vocês vão ficar esperando alguma coisa depois da morte? A vida é uma só e tem que ser vivida hoje. Olha só pra vocês: o que estão fazendo aqui ainda? Se estivessem comigo, já poderíamos estar nos divertindo (e muito!). Vêm ou não vêm?

 

4, 5, 6 – Contigo também não iremos!

 

Prazer – E vão ficar aqui como mortos-vivos deixando a vida passar? Não acredito!

 

1 – Pois fica tu sabendo que é melhor morrer para o mundo e viver para Deus! Pois quem se torna teu amigo, se torna inimigo de Deus e longe dele não há quem possa comer e alegrar-se! De nos serve a tua alegria, se ela só dura aqui na terra?

 

2 – Nós buscamos prazeres eternos, alegria duradoura, vida abundante e Bíblia nos garante que só em Deus poderemos tê-la. Se o teu caminho não nos leva a Deus, ele não nos serve.

 

3 – Além do que, a tua alegria só dura enquanto durarem os teus prazeres. Viveremos nós 24 horas para buscar os teus prazeres? E quando estivermos estudando ou trabalhando, onde estará a nossa alegria? E depois que acabarem os efeitos da bebida ou das drogas, como nos sentiremos?

 

4 – Não, não queremos seguir-te, pois vemos todos os dias exemplos de jovens que resolveram te buscar e hoje estão apodrecendo no inferno sem Deus, sem paz e sem salvação.

 

5 – Tu nos consideras mortos-vivos? Pois eis que te digo que só em Deus podemos ter vida nesta vida e vida após a morte! A Bíblia nos garante que no céu não haverá tristeza, nem choro, lá é só gozo, paz e alegria no Espírito Santo. Enquanto no inferno tudo é pranto e ranger de dentes.

 

6 – E a Bíblia ainda nos diz: Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. Não te seguiremos, pois esperamos ainda um caminho mais excelente que nos satisfaça nesta vida e ainda depois da morte!

 

Jesus – Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não for por mim. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

 

Todos – Senhor, quem és?

 

Jesus – Eu sou Jesus, o Filho de Deus!

 

1 – Senhor, lemos na tua palavra que tu abriste os olhos aos cegos, mudaste as vidas de todos aqueles que se achegaram a ti e operaste sinais e maravilhas. E fizeste alguma coisa a mais por nós?

 

Jesus – Eu? Eu fui humilhado, cuspido, esbofeteado, traspassado, escarnecido e pendurado numa cruz por vós! Derramei meu sangue carmesim para remir as vossas almas. Mas eis aqui estou vivo e em minhas mãos estão as chaves da Morte e do Inferno. Posso vos salvar da condenação do pecado e garantir a vossa entrada no céu, o Reino de meu Pai!

 

Todos – Mestre, onde fores, eu te seguirei!

 

Jesus – Querem realmente seguir-me? Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me. Pois saibam que as raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Àqueles que me seguirem, estão destinados açoites, perseguições, escárnios, incompreensão e desprezo. Assim como o mundo me rejeitou, também rejeitará a vós. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; Mas tudo isso vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

 

2 – Mas, Senhor, é só isso que tens a nos oferecer: desprezo, calúnia, perseguição e incompreensão? Se nós deixarmos tudo e te seguirmos só isso receberemos?

 

Jesus – Não. Em verdade vos digo que todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.

 

3 – E nos desprezos e nas calúnias, Senhor, estaremos sozinhos?

 

Jesus – Se abraçardes a minha cruz e estiverdes dispostos a sofrer pelo meu nome, jamais vos deixarei ou abandonarei. Estarei convosco até à consumação dos séculos!

 

4 – E se aqueles que nos perseguirem quiserem tirar a nossa vida, Senhor, o que faremos?

 

Jesus – Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Mas não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

 

5 – E depois da morte, Senhor, o que tens a nos oferecer? O que poderás fazer por nós quando nos encontrarmos diante do Senhor dos Exércitos?

 

Jesus – Depois da morte, eu vos receberei na minha glória, e todo aquele que me negar diante dos homens eu o negarei diante do meu Pai, que está nos céus, mas todo aquele que me confessar diante dos homens eu o confessarei diante do meu Pai, que está nos céus, e dos seus santos hoje. Eu vos receberei com o brado: Vinde, benditos de meu Pai, possuir por herança o reino que vos está preparado desde a fundação dos séculos!

 

6 – Mas, Senhor, os caminhos da Fama, do Dinheiro e dos Prazeres são tão atraentes e o teu parece tão espinhoso... Somos jovens, temos tanto a fazer na vida. Talvez não tenhamos forças para resistir os outros convites.

 

Jesus – Mas saibam que o mundo passa: a fama, o dinheiro e os prazeres, mas aquele que faz a minha vontade permanece para sempre! Eis que eu envio sobre vós o meu Espírito Santo e Ele vos encherá de força para resistir às tentações do mundo. O caminho parece espinhoso, mas eu estarei convosco, pois eu também já passei por esse caminho. Eu vos encherei de alegria, de vida, de gozo e de paz. Eu serei o vosso Deus e vocês serão meu povo!

 

1, 2, 3 – Então, Mestre, onde fores, eu te seguirei!

4, 5, 6 – Mestre, onde fores, eu te seguirei!

 

Jesus – E vocês?

 

Toda União – Mestre, onde fores, eu te seguirei!

 

Baseado na peça Uma Alma em Leilão, da qual desconheço a autoria.

 

Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.

Sua dedicação – a garantia de sua participação. Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!

www.jograis.oi.com.br